Peito de Frango recheado ao molho de Catupiry

Algumas semanas atrás, resolvi fazer um peito de frango recheado ao molho de Catupiry pro almoço.

Bateu aquela vontade de fazer algo diferente e gostoso, mas sem usar produtos prontos. Já explico: quando fazia frango recheado, usava aquele empanado da Sadia. Fica bom, mas esse que fiz ficou insuperável !

Não tem jeito. Pra ficar realmente bom, faça por completo. Se for comprar pronto, que seja artesanal. Tem um frango recheado (inteiro) e um rocambole, que são vendidos por um senhor em um carro que fica toda sexta na feira (sem trocadilhos rsrs) e aos sábados perto da Construmil da praça da Autonomia. Já comprei várias vezes com ele e são bons demais (fica a dica).

Bom mas, voltando ao almoço de domingo, resolvi então fazer toda a receita, o peito de frango, recheio e molho. O resultado ficou fantástico, todos em casa adoraram. O mais engraçado é que fui compartilhando as fotos no facebook e alguns amigos já respondiam no ato, uns me xingando, uns pedindo a receita e outros que os convidassem pro almoço !

Vou atender aqueles que me pediram a receita … e se fizerem em casa, me convidem. Ou pelo menos, digam se ficou bom. kkkk

Usei dois peitos inteiros de frango que deu 4 porções grandes. Não use filé de frango. Vai ser muito complicado de rechear.

Vamos a receita:

Frango:

  • 2 peitos inteiros de frango, sem osso.
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola bem picada ou ralada
  • molho shoyu
  • azeite
  • sal
  • pimenta
  • curry a gosto
  • alecrim
  • Palitos, barbante fino ou linha

Recheio:

  • Presunto picado
  • Queijo mussarela picado
  • Bacon bem picado
  • Manjericão ou orégano frescos (pode ser seco se não encontrar)

Molho:

  • Um tubo de 250gr de Catupiry ou outro requeijão cremoso sem amido
  • 600 ml de Leite
  • Noz Moscada

Queijo Parmesão para gratinar

Modo de preparo:

Frango:

Limpe os pedaços de peito retirando as gorduras e separe em duas metades. Corte cada pedaço ao meio, mas sem separar totalmente as partes, ficando aberto como um livro (veja na foto). Em uma tigela grande coloque o azeite, alho, cebola, curry, pimenta, sal e o alecrim. Faça uma pasta que dê para lambuzar todo o frango. se achar pouco, aumente o azeite. Coloque o frango, já aberto nesse tempero, misture bem e deixe descansar por 30 min. Lembrando que o curry é um tempero indiano de sabor forte. Não coloque em excesso se não o conhece. Uma colher rasa de sobremesa deve bastar.

Recheio:

Frite o bacon, mas não torre muito para que não fique duro. Não use a parte da pele. Deixe esfriar e retire o excesso de gordura da fritura em um papel toalha. Misture o bacon, o presunto, a mussarela e o manjericão. Reserve.

Preparando o Frango

Coloque o recheio no frango aberto em boa quantidade, mas não em excesso. Feche o frango e espete os palitos em toda a borda para que o recheio não vaze. Amarre bem o frango com o barbante ou a linha, de modo que não fiquem brechas por onde o recheio possa vazar. Depois de amarrar, retire os palitos.

Ligue o forno em temperatura média enquanto doura o frango. Em uma panela ou frigideira média coloque um pouco de azeite (não muito, pois o frango já tem bastante). Doure todos os lados do frango. Não se preocupe em cozinhar, pois ele vai ao forno e lá será assado. Esse processo é só para deixá-lo dourado. Após dourar todos os pedaços coloque em um tabuleiro e leve ao forno médio por mais 40 min.

Coloque o leite em uma panela, acrescente o catupiry e deixe aquecer. Vá mexendo durante todo o processo, para que o leite não ferva e vá dissolvendo o catupiry com a colher. Coloque a noz moscada (eu gosto de ralar na hora, por cima da panela) e coloque sal a gosto. Continue mexendo até o molho ficar consistente e não ralo. Eu aprendi, na prática, que esse tipo de molho é uma alquimia. Se achar que ficou grosso demais, acrescente leite aos poucos e vá mexendo até ficar na consistência que você gosta, não se esqueça de corrigir o sal. Se ficou muito ralo e acabou o catupiry, ponha mussarela picada, também aos poucos. Ele irá engrossar e não afetará o sabor do catupiry.

Retire o frango e desamarre, ele já estará firme o suficiente para não desmanchar no molho, e coloque em um refratário de serviço, cubra o frango com o molho e coloque queijo parmesão por cima. Leve ao forno por mais 10 ou 15 minutos para gratinar.

Para acompanhar, fiz uma batata “frita” no forno e arroz branco. Já fui intimado a repetir esse prato em casa, ficou bom demais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s