Cervejaria Itaipava

Apesar de não ser um “bebedor de cerveja” como muitos amigos meus, eu gosto de apreciar uma cervejinha em dias de calor. Não passo do terceiro copo, mas tá valendo.

Dia 03 fevereiro tive a oportunidade de conhecer o parque industrial da Cervejaria Itaipava em Petrópolis. Independente da cerveja, conhecer um parque fabril é sempre interessante. Desde criança que tenho curiosidade em conhecer como são produzidos os produtos que consumimos, e quando recebi o convite para particiar de um grupo montado pelo Nedeu do Santo Graal aceitei na hora !

O que mais me impressionou foi a organização do passeio. É um evento promovido pela própria cervejaria em parceria com a secretaria de Cultura e Turismo de Petrópolis e tem o nome de “Beer Tour”.

Nosso grupo tinha em torno de 25 pessoas e fomos recepcionados pelo guia que nos levou a um refeitório onde assistimos a um vídeo sobre a companhia e recebemos instruções sobre o passeio e equipamentos de áudio e óculos de proteção. Foi servido um lanche antes de iniciarmos o passeio.

Em nenhum momento passamos pelo chão da fábrica, todo o passeio é feito por passadiços suspensos, onde podemos ver todo o equipamento funcionando em segurança e sem atrapalhar os funcionários.

Confesso que me decepcionei um pouco porque o maquinário que produz as cervejas em lata estava em manutenção, mas pudemos ver todo o processo das garrafas de 600ml e litrão.

Em seguida fomos onde é feita a cerveja, com tonéis imensos de fermentação e filtragem. Tudo sempre bem explicado pelo guia.

Nesse ponto chegou o momento mais esperado por alguns: a degustação. E essa é a parte mais impressionante. Existe um bar imenso e bem montado dentro da fábrica. Nesse bar pudemos apreciar todos os produtos da companhia, mesmo as cervejas especiais não produzidas naquela unidade. Tá achando que a degustação foi feita em copinhos de plástico ??? Nada disso. Chopp e cerveja a vontade e super geladas em copos e taças especialmente selecionadas de acordo com a bebida escolhida. Pude experimentar uma cerveja de receita alemã datada de 1050 e uma cerveja feita de trigo. Confesso que lembrei de alguns amigos que gostariam de estar lá.

Após sair do bar fomos a uma loja da marca, ao lado do bar mesmo, onde se pode comprar produtos como copos, taças, bebidas, camisas e lembranças.

As 14:30, finalizamos o passeio e a fome batia feio. Para nossa surpresa, um belo almoço nos aguardava no refeitório onde também recebemos de brinde uma bolsa térmica e uma capa de garrafa, a popular “camisinha”.

Se você tiver a oportunidade de fazer esse passeio, não deixe passar. Vale muito a pena.

Até a próxima.

Esse vídeo mostra uma reportagem do SBT sobre o Beer Tour.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s